Oportunidade na Crise Santana AP
Indústria Brasileira do Aço já Reúne Iniciativas de Sucesso em Direção à Economia Circular
Um novo modelo de economia, que adote estratégias de longo prazo, gerando riquezas sem aniquilar o meio ambiente, permitindo maior acesso aos bens e aos produtos.
Este novo olhar faz parte do conceito da economia circular, uma economia regenerativa e restaurativa por princípio, um novo sistema que elimina a noção de resíduos, mantendo os materiais, sejam eles técnicos ou biológicos, em sua mais alta utilidade e valor o tempo todo.
Este foi o tema do terceiro painel do Congresso Brasileiro do Aço, que teve o professor titular do Departamento de Economia da USP, Ricardo Abramovay, como conferencista convidado.
“A indústria precisa se reinventar e a humanidade vai precisar cada vez mais de metais para atender suas necessidades básicas até 2100. E o aço pode tirar vantagem disso com inovação”, salientou o professor.
Os palestrantes do painel ainda destacaram que a indústria brasileira do aço, diante da sua maior crise, tem oportunidades únicas de se transformar rumo à economia circular.
E isso pode se dar tanto capturando valores perdidos ao longo do processo nos atuais modelos lineares de produção e consumo, como utilizando novas tecnologias para ser um direcionador de mudanças sistêmicas para a economia circular, dado que é responsável pela colocação de materiais básicos na economia.